Controlo da Qualidade da Água

Controlo da Qualidade da Água

 

Verificamos, periodicamente, a qualidade da água

que distribuímos, através de análises

realizadas diretamente na torneira do consumidor.

 

A Águas da Figueira, S.A., de acordo com o Decreto Lei nº 306/2007, de 27 de agosto, elaborou um Programa de Controlo da Qualidade da Água para 2015 (PCQA), aprovado pela Entidade Reguladora do Sector - ERSAR- para avaliar e demonstrar a conformidade dos requisitos de qualidade estabelecidos para a água utilizada para consumo humano.

O Programa de Controlo de Qualidade é desenvolvido em três locais distintos: captações, reservatórios e na rede de distribuição.

Rede de Distribuição: O controlo na rede de distribuição é obrigatório e verificado pela ERSAR, e é desenvolvido através de colheitas de água efetuadas na torneira do consumidor, ou seja, em escolas, infantários, hospitais, cafés e outros locais públicos. Estas colheitas são posteriormente entregues a um laboratório externo e acreditado, para análise. A periodicidade das análises depende do grupo de parâmetros a analisar. Por cada zona de abastecimento são realizadas análises semanais, mensais ou trimestrais. O número de análises por zona de abastecimento é estipulado por lei, em função do número de habitantes abastecidos, bem como respetivo volume de água.

Captações e Reservatórios: O controlo nas Captações e nos Reservatórios, embora não obrigatório por lei, é realizado para controlo operacional, funcionando como uma primeira linha de salvaguarda na qualidade da água a abastecer.


  • Relatórios da Qualidade da Água

    O controlo da qualidade da água para consumo humano na ÁGUAS DA FIGUEIRA, S.A., é implementado através de ações de...

  • Perguntas Frequentes

    Se após a leitura deste artigo mantiver as suas dúvidas, contacte connosco!...

Loja do Cliente